Kickboxing

Equipe jorge turco de kickboxing Lutando por vidas...

Taijutsu

Taijutsu (体術) (ou TaiJutsu, ou Tai-Jutsu) é um termo japonês que pode ser traduzido como "Artes Corporais", é utilizado no Japão desde o Século X como uma forma genérica para designar as diversas modalidades de artes marciais. Mais tarde adotou-se com um significado similar o termo Ju-jutsu.

Na palavra "TaiJutsu", "Tai" significa "Corpo" e "Jutsu" significa "Técnica", assim qualquer técnica aplicada sem o uso de armas poderia ser chamada de TaiJutsu. O termo TaiJutsu é utilizado por diversas artes marciais que não aparentam ter tantas características em comum.

Antigamente muitas formas de lutas marciais recebiam seu nome a partir do nome de seu fundador, do local onde eram desenvolvidas, ou da religião praticada por seus adeptos.

O TaiJutsu surgiu no Japão, onde era secretamente praticado dentro de Clãs familiares, dificultando assim sua divulgação e propagação. Na época estes ensinamentos eram passados apenas de Pai para filho ou de Mestre para discípulo.

As técnicas de TaiJutsu também foram utilizadas e desenvolvidas pelos Samurais, guerreiros que talvez tenham sido os maiores divulgadores e praticantes da Arte. Os Samurais, como se fossem Artesões do Budô, lapidaram o Antigo Tai-Jutsu e deram origem a diversas outras modalidades de Artes Marciais. A partir da continuidade e da modernização de sua obra surgiram, entre outras: Jiu-Jitsu, Aikidô, Judô, Karatê, Aikijiujitsu.

No século XIX, com o final da Era dos Samurais armados em 1876, não tinha mais sentido praticar Artes Marciais com tanta ênfase guerreira quanto propunham o JuJitsu ou o TaiJutsu. Começaram a surgir novos ideais dentro das Artes Marciais do Japão, e os melhores exemplos desses novos ideais podem ser citados: o Judô Kodokan de Jigoro Kano; o Aikidô de Morihei Ueshiba; e o Karatê-dô de Gishin Funakoshi.

Todas estas Artes criadas pelos Mestre Fundadores citados acima são consideradas como merecedoras de grande destaque entre as contribuições contemporâneas do TaiJutsu.