Kickboxing

Equipe jorge turco de kickboxing Lutando por vidas...

FULL CONTACT-KICK BOXING

O DESPORTO DO FUTURO

História do Kick Boxing :

O Kick Boxing surgiu nos meados dos anos 70 ( por volta de 73 ) nos E.U.A. e chegou a Portugal por volta de 76 . Nasceu da simbiose de vários estilos das Artes Marciais , e de alguns desportos de combate , sendo talvez o Karate , o Tae-Kwon-Do, o Thai Boxing e o Boxe Tradicional os mais influentes .

O Kick Boxing visa aplicar e melhorar a eficácia das técnicas de combate aplicando-as de uma forma mais natural e eficaz . Pretende-se através do equipamento de protecção minimizar os danos físicos .

Sendo considerado um desporto para todas as camadas etárias procura-se activar e incentivar a práctica desta modalidade excepcional para aumentar a capacidade do rendimento físico geral , desenvolver e aperfeiçoar da melhor forma a circulação , o domínio mental ( nervoso ) , assim como as qualidades físicas básicas , bem como a defesa pessoal . A prática desta modalidade pode ser encarada como de manutenção ou de competição .

A razão porque eu aqui lhe chamo o desporto do futuro é porque a modalidade é extremamente nova ( tem cerca de 20 anos ) e já cresceu o suficiente para se colocar ao nível das outras artes marciais . Tem bastantes influências Como qualquer nova arte marcial , ainda lhe falta alguma experiência , mas apresenta grandes potencialidades de evolução . Considero-a uma das mais completas artes marciais e é aconselhável a miúdos e a graúdos como arte de defesa pessoal ou como modalidade de competição . Experimentem e vão ver que tenho razão .

As variantes do Kick Boxing :

Os campeonatos ( amadores ) dividem-se em sub-modalidades , e os atletas combatem por pesos . As modalidades são :

- Semi Contact : É permitida a sua práctica desde os 6 anos de idade . Em combate as técnicas são efectuadas com controle , não sendo permitido o K.O. , e em cada acção efectiva o árbitro interrompe o combate para assinalar a respectiva pontuação à mesa dos júris .

- Light Contact : As técnicas em combate são executadas sem interrupção e em controle , por conseguinte , não é permitido o K.O. e a pontuação é atribuida no final do combate pela avaliação dos juízes .

- Kick Boxing ( Full Contact ) : É praticado por maiores de 17 anos e no combate , as técnicas podem ser executadas com potência total , por conseguinte o K.O. é previsto . O resultado das provas é atribuido por pontos , K.O. , desclassificação , abandono , inferioridade física ou técnica . O combate desenrola-se num ringue de boxe , o mesmo não acontecendo no Semi e no Light onde é desenhado um ringue no solo .

Nota : Em todas as modalidades existe a variante de com ou sem Low Kick's , que diferem pela possibilidade de serem aplicados pontapés circulares à coxa ( obrigatóriamente acima do joelho e abaixo da anca ) .

Em Profissionais ou em Semi-Profissionais o nº de assaltos pode ir até aos 12 ( Caso seja um título Mundial ) e a duração é de 2 minutos por assalto , em Amadores geralmente os combates são de 2 ou 3 assaltos com a duração de 2 minutos podendo o nº de assaltos variar .

Sou praticante da modalidade há 4 anos , sempre pelo Sporting Clube de Portugal , sob orientação do mestre Fernando Fernandes , cujo palmarés é :

89 - Vice-Campeão nacional de amadores ;

90 - Campeão Nacional e Campeão da Europa de Amadores ;

91 - Campeão Nacional e Europeu de Profissionais ;

92 - Novamente Campeão Nacional e Europeu de Profissionais ;

93 - Campeão Nacional novamente ;

94 - Campeão Mundial e Campeão Intercontinental de Profissionais ;

Tenho a graduação de 1º Kyu ( correspondente ao cinto castanho ) e já obtive algumas boas classificações em campeonatos :

Campeão Nacional de Light Contact ;

Vice-Campeão Nacional de Full - Contact , Kick Boxing e Light Contact c/ Low Kick's ;

Campeão Regional de Kick Boxing e Light Contact c/ e s/ Low Kick's ;

Vice-Campeão Regional de Full Contact e de Light Contact ;

Actualmente existem 3 Federações Internacionais : A WAKO é a Federação de Amadores e tem sede na Itália . ISKA e a WKA são Federações para Profissionais e têm sede nos E.U.A. e Inglaterra , respectivamente . O que distingue ambas as Federações Profissionais é de algumas regras diferirem entre ambas .

Fonte: cidade virtual