História
No ano 50 a.C., a Coreia encontrava-se dividida em três reinos: Koguryo, Baekche e Silla. Com efeito, descobertas arqueológicas pictográficas nas paredes de Muyong-Chong, uma tumba real, mostram uma forma de uma Arte Marcial, em um período anterior.
As pinturas não deixam dúvidas sobre se realmente representam uma manifestação da antiga arte de uma antiga Arte Marcial: mostram homens desarmados praticando um combate e se utilizando de técnicas bastante características da arte, como a "faca da mão", o punho cerrado e a posição de luta clássica.
O taekwondo é uma mistura de Hawrang-Do (Do significa "caminho", em todas as artes marciais orientais) usado pela elite Hawrang para proteger o reino de Silla, no ano 50 a.C, com Taekkyun, uma antiga arte usada pelos samurangs - espécie de samurai coreano. Na arte do Hawrang-Do eram muito usadas as pernas, e um tipo de bastão chamado kwan, além de naginatas, também muito comums na China. No Taekkyun também eram usados muitos golpes com as pernas, e também se treinava com as Haidongs - tradicional espada coreana, parecida com a katana japonesa - além de arcos e flechas. Em torno de 60 a.C os membros do reino de Koguryo, satisfeitos com a arte usada para proteger o reino de Silla, decidiram criar uma arte melhor e mais forte - foi aí então que os nobres da elite aprenderam as antigas artes do Hawrang-Do e do Taekkyun, assim fundindo as duas e criando o taekwondo. Alguns dos golpes usados são o "Chute Cavalo", o "Chute Tornado e o "Enforcamento com as pernas".
Os princípios antigos do Taekwondo eram:
* Fidelidade ao rei;
* Lealdade aos amigos;
* Respeito aos pais;
* Nunca recuar perante o inimigo;
* Só matar quando não houver alternativa.
A partir da formação da elite do taekwondo, Silla conseguiu unificar os três reinos da península sob a sua bandeira. É por isso que algumas fontes de pesquisa indicam este ano como o ano de surgimento oficial do taekwondo.
A partir daí, a elite viaja pelo interior da península para conhecer mais sobre a região e a população, e desta forma vão espalhando o taekwondo por todo o reino durante a dinastia Silla , que se estende de 668 até 935. Durante esta época, o taekwondo se torna popular como uma atividade de recreação ou um exercício de desenvolvimento físico, ainda que fosse também uma excelente forma de defesa pessoal. Somente durante a dinastia Koguryo (935 - 1392) esse foco começa a mudar. Nessa época o taekwondo passa a ser conhecido como subak, e deixa de ser visto como um sistema de desenvolvimento físico, passando a ser encarado como uma arte marcial.
No período de ocupação japonesa, a prática do taekwondo foi proibida. Nesta mesma época, muitos coreanos imigraram para o Japão em busca de melhores condições de vida, sendo que alguns destes aprenderam as artes marciais japonesas, como o caratê (Tang Soo Do, em coreano).
Origem do nome
Em sentido literal, Taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "Caminho dos pés e das mãos". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:
* "TAE" (태, hanja 跆) significa saltar, voar ou esmagar com o pé;
* "KWON" (권, hanja 拳) significa bater ou destruir com a mão e por fim;
* "DO" (도, hanja 道) significa caminho, meio, via, método, ou seja, a própria arte em si.
Em sentido global, Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o Taekwondo Olímpico, sem rasteiras, pouco socos e voadoras. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão.
Taekwondo em Portugal
O Taekwondo foi introduzido em Portugal em 1974 pela mão do Grão-Mestre David Chung Sun Yong, actualmente 9ºDAN. A sua introdução teve lugar no Sporting Clube de Portugal, o primeiro Dojang de Taekwondo em Portugal. Em 1978 foram formados os primeiros cintos negros portugueses, tendo desde então sido formados em Portugal um número considerável de Cintos Negros. O fundador de TKD Português continuou a desenvolver a arte marcial não só em Portugal, mas também noutros países como os PALOPs, Israel, antiga URSS, etc.
Taekwondo do Brasil
No Brasil em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres Sang Min Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte.
Regras e conceitos
O Juramento do Taekwondo é: Eu prometo:
- Observar as regras do taekwondo.
- Respeitar o instrutor e os meus superiores.
- Nunca fazer mau uso do taekwondo.
- Ser campeão da liberdade e da justiça.
- Construir um mundo mais pacífico.
Também faz parte da vida do taekwondista, não só na academia como também na vida pessoal seguir os princípios do Taekwondo:
- Cortesia
- Integridade
- Perseverança
- Auto-controle
- Espírito Indomável
Faz parte das artes marciais coreanas.*
Estilos
ITF Primeiro Taekwon-do criado este Taekwon-do é o Original criado pelo General Choi Hong Hi
WTF Estilo Olímpico e modalidade mais difundida do TKD
Moo Duk Kwan Grão Mestre Jung Roul Kim. chegou ao Brasil em 1970 em Salvador-BA, onde junto com seu amigo Grão Mestre Jung Do Lim permaneceu por um ano. Em seguida foi para Aracaju - SE e ficou dois anos. Em 1973 chegou ao Rio de Janeiro.
Taekwondo Songahm,Criado pelo Grão Mestre Haeng Ung Lee.
Graus de aperfeiçoamento
A caminhada do praticante de TaeKwonDo é divida inicialmente em Kups e em seguida em Dans.
Cada Kup corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10(dez) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.
Cada Dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade dedicação, postura e liderança.
Ti, a Faixa que o praticante de TKD amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.
A sequência tradicional é a seguinte:
No estilo Moo Duk Kwan a sequência de faixa é:
- Branca (10º Gub)
- Amarela (9º Gub)
- Ouro (8º Gub)
- Laranja (7º Gub)
- Verde (6º Gub)
- Verde Escura (5º Gub)
- Azul (4º Gub)
- Azul Escura (3º Gub)
- Vermelha (2º Gub)
- Vermelha Escura (1º Gub)
- Vermelha mesclada com Preta (1º Poom)
- Preta (1º ao 10º Dan)
Há ainda:
- Branca (10º Gub)
- Amarela (8º Gub)
- Laranja (7º Gub)
- Verde (6º Gub)
- Cinza (5º Gub)
- Azul (4º Gub)
- Roxa (3º Gub)
- Vermelha Clara (2º Gub)
- Vermelha Escura (1º Gub)
- Preta (1º ao 10º Dan)
Algumas academias têm ainda o costume de substituir as faixas de ponta por outras cores, tais como cinza, laranja, roxa e castanho.
A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o 10º Dan, que só é concedido ao presidente da Kukkiwon.
No estilo Songahm a sequência de faixa é quase igual ao do WTF a diferença está em algumas faixas. A sequência seguida é:
- Branca
- Laranja
- Amarela
- Camuflada
- Verde
- Roxa
- Azul (Recomendado/Decidido)
- Marrom (Recomendado/Decidido)
- Vermelha (Recomendado/Decidido)
- Vermelha e preta (1º Parcial, 2º Parcial, 3º Parcial)
- Preta (1º Dan - Decidido a 9º Dan)
Lutas
No estilo Kukkiwon, ocorrem em 3 rounds de 3 minutos para os faixa-preta e normalmente 2 - 3 rounds de 2 minutos para os coloridas, sendo que somente é permitido o chute na cabeça para faixa-preta.
No Taekwon-Do ITF o chute e soco na cabeça é permitido pelos lutadores e a luta ocorre em dois Rounds e em caso de empate tem um terceiro Round onde é decidido quem faz o ponto primeiro.