Não era difícil prever que o combate entre Anderson Silva e Forrest Griffin iria ser explosivo e que muito provavelmente não chegaria à decisão dos juízes, mas talvez poucos esperassem um domínio tão total e absoluto do brasileiro. Forrest, que lembre-se era o campeão de pesos meio-pesados da UFC por esta altura do ano passado, foi verdadeiramente humilhado pelo lutador de Curitiba, que em menos de três minutos e meio lhe espancou o corpo e quebrou o espírito. Ver Forrest caído no chão e a gesticular para Silva que já tinha tido a sua conta, pedindo autenticamente a este que não lhe batesse mais, chega quase a inspirar pena pelo norte-americano, que em abono da verdade nunca teve qualquer hipótese.
Depois das prestações menos espectaculares de Silva nos últimos dois combates, o público de Filadélfia resolveu presenteá-lo com uma tremenda vaia aquando da apresentação dos lutadores. A isto o brasileiro reagiu com humor, fazendo uma expressão deveras cómica. Iniciada a luta foi Griffin que pareceu querer tomar a iniciativa, optando Silva por controlar a distância entre os dois e estudar os tempos de entrada e saída do oponente. Esse estudo demorou pouco menos de dois minutos, tendo Silva então explodido com um gancho de direita que derrubou Forrest pela primeira vez na contenda.
O norte-americano logrou levantar-se rapidamente e tentar devolver o castigo, porém Silva evitava os seus golpes com uma facilidade que parecia ser cada vez maior. Aos dois minutos e meio do primeiro assalto Silva desafiou nitidamente Griffin a tentar atingi-lo, convite a que este não se fez rogado. Todavia entre tentar atingir Anderson Silva e conseguir efectivamente fazê-lo vai uma distância imensa, e Forrest não tardou a perceber isso. Com os braços em baixo e evitando os golpes contrários apenas desviando a cabeça, Silva lembrava Muhammad Ali a flutuar como uma borboleta e a picar como uma abelha.
Anderson Silva, que por esta altura já fazia Forrest Griffin parecer um amador desajeitado, continuou a esquivar-se dos golpes do oponente a seu bel-prazer e derrubou-o novamente, desta feita com um directo de esquerda. Seguiram-se breves momentos de ground and pound, mas Silva tinha claramente decidido usar a luta com Forrest para demonstrar a sua técnica de boxe, por isso recuou e convidou Griffin a levantar-se novamente. Lembre-se que Anderson Silva já anunciou repetidas vezes que pretende disputar um combate de boxe contra o ex-campeão Roy Jones Jr no final do seu contrato com a UFC, e dado que este se encontrava na assistência o brasileiro quis mostrar que era capaz de vencer Griffin combatendo em pé e usando apenas as suas mãos.
O final do combate aproximava-se a passos largos, e aconteceu de forma perfeitamente ilustradora da superioridade de Silva sobre Griffin. Silva evitou uma combinação direita-esquerda do adversário recuando com as mãos em baixo e aproveitou o movimento dianteiro de Forrest para desferir um directo de direita bem no queixo deste. Griffin caiu estatelado no chão e sinalizou a Silva que já tinha sido castigado o suficiente, pelo que o árbitro deu assim a vitória ao brasileiro por KO. Quiçá envergonhado pela sua prestação, ou simplesmente achando que não era digno de partilhar o octógono com Silva, Forrest correu imediatamente para os balneários juntamente com a sua comitiva, perante a estupefacção dos adeptos presentes.
Será que existe alguém na UFC capaz de vencer Anderson Silva? Os nomes de Lyoto Machida e até de Brock Lesnar já têm sido sugeridos pelos fãs como futuros adversários, mas o mais provável será nova defesa do seu título de pesos médios contra Dan Henderson. Resta esperar para ver.
Paver o video