Kickboxing

Equipe jorge turco de kickboxing Lutando por vidas...

Mestre Betinho Um instrumento de Deus Lutando por Vidas...

Natural do Rio de Janeiro, desde a sua infância, ele deixou claro o seu fascínio pelo universo da luta. Aos oito anos de idade decidiu praticar o judô, porém as condições financeiras de seu pai não o permitiram seguir a diante em seu sonho. “Meus amigos faziam e eu ia com eles em todas as aulas assistir. Ficava lá fascinado vendo meus amigos treinarem aqueles golpes sensacionais de judô... E aprendi muito só vendo, até que engraçado, um dia meu amigo Fábio foi fazer o exame de faixa e eu já sabia todos os golpes só de olhar. Ele até errou alguns golpes e eu fazia de conta que era eu ali...”, relembra emocionado o “Roberto Ende”, o “Prof. Betinho Ende” responsável pelo pólo de Búzios do “Ministério Lutando por Vidas”. Mas sua paciência e perseverança foram os principais ingredientes para o sucesso eminente em sua jovem vida. E assim, notando a verdadeira paixão do filho, seu pai esforçou-se para lhe proporcionar o mínimo de satisfação interior lhe matriculando na tão sonhada academia. “Eu brilhava nos tatames!!! Meu novo professor olhava pra mim com orgulho, até que um dia ele, vendo meu potencial e técnica, me colocou logo na primeira semana pra lutar com um faixa acima da minha e eu ganhei a luta com facilidade”, conta Betinho orgulhososobre a sua primeira vitória no Judô. O seu exemplar comportamento contribuiu ainda mais para que este menino fosse bem quisto socialmente como um excelente filho e, consequentemente como bom aluno. Em suma, tudo contribuía positivamente para que Betinho estivesse cada vez mais perto da luta e em especial, do caminho da Palavra de Deus. “Eu tinha um amigo que a mãe era evangélica. Eu via eles sempre indo a igreja e quando ela passava, lia pra mim um versículo da bíblia e eu me sentia muito bem e atraído de mais pela palavra de Deus!!! Mas nunca tive a oportunidade de ir a igreja com eles, pois meus pais não deixavam”, lamenta profundamente o fato. Mal ele não sabia que Deus reservava um plano especial para sua vida e que muito em breve este jovem judoca estaria fazendo a grande diferença entre os homens Lutando por Vidas...

Buscando uma qualidade de vida melhor, devido o crescente índice de violência da cidade grande, aos 10 anos de idade, Betinho mudou-se junto aos seus pais para Búzios (RJ). Dentro de um clima mais tranqüilo de cidade paradisíaca, o jovem Betinho se viu rodeado por igrejas evangélicas e das possibilidades de concretizar mais um sonho contido em sua vida, o de visitar um templo cristão e o melhor, sem a oposição dos pais. Mas a adolescência a cada dia se manifestava em sua personalidade em constante mutação. A falta de apoio para Betinho se manter no caminho da Palavra de Deus concorreu para que repentinamente ele desanimasse em seu interesse de freqüentar a igreja. Aos 14 anos, ele ingressou no Jiu-jitsu, onde passou a ter um excelente desempenho, porém outros convites foram surgindo através de um atrativo pacote de “possibilidades”... “Treinava muito e como sempre brilhava nos tatames. Fiquei famoso rápido na cidade pela velocidade em que eu treinava e vencia meus oponentes, até mesmo com o dobro do meu peso. Fui treinando e o tempo foi passando... Passei minha adolescência entre a espada e a cruz. Eu treinava – o que é saudável –, mas saía com as meninas na baladas, bebia, fumava maconha... Mas sempre fui uma pessoa boa, sem fazer mal a ninguém”, declara Betinho identificando alguns fatores negativos, que de nada tinham a ver com sua filosofia de vida por meio da luta.

E muito embora ele se apresentasse como uma ovelha desgarrada a beira do abismo, Deus soube como trazê-lo em total segurança de volta ao rebanho, colocando-o diante de ações importantes para o resgate de vidas, por meio daquilo que ele sabia fazer de melhor, o Jiu-jitsu. Atualmente Betinho é o Mestre responsável pelo Ministério Lutando por Vidas em Búzios, onde tem sido uma referencia viva do amor de Cristo através do esporte para muitos jovens, antes sem perspectivas de futuro. “Deus colocou esse Projeto maravilhoso em meu coração. Eu me emociono em falar disso... Evangelizar através da luta! Faço esse trabalho pra Deus semeando suas Palavras nos corações dos pequeninos, visando dar oportunidade para quem não pode pagar por uma aula – da mesma forma em que eu não tinha condições quando era criança –, para quem é carente de tudo, de uma palavra amiga, de amor, de carinho. Amo meus alunos como se fossem meus próprios filhos. Hoje em dia sou um lutador nato e veterano, Atleta de Cristo com o coração segundo o coração de Deus!!! Um Lutador por Vidas”.

Seja você também um Lutador por Vidas!