Kickboxing

Equipe jorge turco de kickboxing Lutando por vidas...

Krav Magá


Krav Magá ou Krav Maga (em hebraico קרב מגע: "combate próximo/fechado") é um sistema de defesa pessoal. Krav Magá não é considerado um desporto, uma vez que não tem uma vertente competitiva pois não existem regras que limitem esta Arte Marcial. Todos os golpes são permitidos e treinados por forma a ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência do modo mais rápido e eficaz possível.

História


O Krav Magá foi criado na década de 1940 para capacitar os grupos de defesa que lutaram pela independência do Estado de Israel. Quando Imi Lichtenfeld chegou à Palestina antes do estabelecimento do estado de Israel, começou a ensinar combate corpo a corpo aos Haganá (exército rebelde judaico). Depois do estabelecimento de Israel, o Krav Magá foi adotado pelas forças armadas israelenses e pela polícia como a sua luta de escolha. Luta essa que chegou à sua forma atual em Israel pouco depois da sua formação. Depois de Imi se retirar da sua longa carreira como chefe instrutor das Forças de Defesa israelenses, ele começou a ensinar Krav Magá à população civil. Desta maneira, uma versão civil baseada nos princípios da defesa pessoal foi desenvolvida.

A Luta



A concepção do Krav Magá revela um caminho que permite qualquer um exercer o direito à vida, mesmo no cenário violento que nos rodeia. É a única luta não reconhecida mundialmente como arte marcial. Não há regras ou competições, pois sua técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate.

Seus princípios são:

* Ser o mais rápido;
* Manter o peso na área de contato com o alvo;
* Atingir os pontos críticos do corpo;
* Evitar ser atingido;
* Usar objetos ou ferramentas que estão por perto;
* Alternar de defesa para ataque rapidamente;
* Usar os reflexos naturais do corpo;
* Neutralizar o alvo;
* Ser objetivo (exemplo: se queremos fugir, fugimos; se queremos bater, batemos);

A idéia básica é tratar da ameaça imediata (um estrangulamento, por exemplo), prevenir que o agressor possa voltar a atacar, neutralizar o agressor, proceder todos os passos de maneira simples e eficaz. Ter em conta tirar vantagem da iniciativa do agressor o mais rápido possivel. O Krav Magá geralmente assume uma posição em que se tenta infligir ou defletir o máximo de dor no oponente. Genitais, olhos, e outras zonas de "golpes baixos" são enfatizadas, tal como outros golpes em que se maximize o dano ao adversário. É utilizado o peso do corpo para se atacar (aproximadamente 2/3 do total). É claramente aceitável fugir da situação de conflito (retirada tática), se a situação nos obrigar a isso. O Krav Magá pode ser utilizado contra oponentes armados de várias maneiras ou contra vários adversários. É também um método de defesa muito eficaz em ambientes fechados (como um avião, por exemplo).

Técnicas



É de se fazer notar que, embora muitas técnicas utilizadas no Krav Magá sejam partilhadas e similares a outras artes de combate tais como o Boxe ou Muay Thai (nos movimentos de punhos e técnicas de pernas) ou o Jiu-Jitsu (para as técnicas de chaves, torções, e desarmamentos), o treino e objetivos são bastante diferentes, onde aumentamos a dificuldade e o stress nos piores tipos de situações (contra vários oponentes, contra a parede, enquanto se protege alguém, sem a utilização de um braço, quando tontos, contra agressores armados...). Mais ainda, o fato de não haver regras conduz a um tipo diferente de mecanismo de reflexos (protecção da nossa zona genital e dos nossos olhos por exemplo). O objetivo é ultrapassar rápidamente a situação. O treino enfatiza a prática na realidade em situações possíveis de ocorrerem nos dias atuais. É colocada muita atenção em fatores como a resistência, a velocidade explosiva e a concentração. É comum desenvolver treinos com vários fatores externos propícios a causar distrações, para que o aluno se abstraia de tudo o que é irrelevante e se concentre na ameaça.

Um argumento muito usado pelos detratores do Krav Magá é o fato de um praticante norte-americano, Sam Sade, ter sido nocauteado em um torneio de "vale tudo" por Ryan Delorenzo, adepto de uma outra técnica de luta. O resultado desse único confronto teoricamente comprovaria a inferioridade do Krav Magá em relação a outras técnicas de combate. Além da óbvia carência de mais fontes, o principal equívoco desse argumento baseia-se no fato de que, nos torneios de "vale tudo", ao contrário do que o nome possa sugerir, proíbem-se ataques a pontos vitais do adversário (genitais, olhos, garganta, etc.) e certos golpes considerados perigosos, como mordidas, cabeçadas e cotoveladas (dependendo da competição), muito utilizados nas técnicas do Krav Magá para neutralizar a agressão em curso.

Em 2004, em uma entrevista ao Programa do Jô, da Rede Globo, Mestre Kobi Lichtenstein contou uma situação real de assalto em um ônibus no Rio de Janeiro, na qual reagiu e jogou os assaltantes para fora do veículo, mostrando a eficácia da arte em circunstâncias de perigo do dia-a-dia.

Mesmo que nos treinamentos grande parte da aplicação de golpes seja simulada (sem contato), pratica-se exaustivamente sparring de contato completo.

Associações e Escolas



Desde a morte de Imi Lichtenfeld, escolas e associações de Krav Magá tem sido abertas por todo o mundo. Até à sua morte Imi foi Presidente da Israeli Krav Maga Association, instituição criada por este em 1978, em conjunto com os seus melhores alunos, com o objetivo de servir de apoio, dar formação e divulgar o Krav Maga em Israel e no Mundo. Um pouco por todo o mundo existem associações e escolas, muitas delas fundadas por instrutores formados pela IKMA, estando ligadas ao método de ensino do próprio Imi Lichtenfeld, outras divergindo do Krav Maga original adaptando-o e alterando-o conforme as suas necessidades e realidades dos países onde se encontram. Entre as de maior credibilidade encontra-se a BUKAN Escola de Krav Magá, IKMA (Israeli Krav Maga Association)a IKMF(International Krav Maga Federation), a FSAKM (Federação Sul Americana de Krav Maga), a KMF (Krav Maga Federation), a Federação Europeia de Krav Maga (FEKM) entre outras, Instituições fundadas por ex-alunos de Imi e da IKMA, que foram desenvolvendo o seu Krav Maga partindo de um núcleo comum, os ensinamentos de Imi, mas adaptando-o conforme a capacidade e conhecimento dos seus líderes.

Graduação (Faixas)


O Krav Magá possui um sistema de graduação baseado em cores de faixas sendo elas listadas abaixo:

Níveis de graduação:

* Faixa Branca 6 Meses
* Faixa Amarela 12 Meses
* Faixa Laranja 18 Meses
* Faixa Verde 18 Meses
* Faixa Azul 24 Meses
* Faixa Marrom 24 Meses
* Faixa Preta 1º Dan
* Faixa Preta 2º Dan
* Faixa Preta 3º Dan
* Faixa Preta 4º Dan
* Faixa Preta 5º Dan
* Faixa Branca e Vermelha 6º Dan
* Faixa Branca e Vermelha 7º Dan
* Faixa Branca e Vermelha 8º Dan
* Faixa Branca e Vermelha 9º Dan
* Faixa Vermelha 10º Dan*

obs: A Faixa Vermelha 10º dan seria um título que caberia a quem fosse nomeado o sucessor do criador do Krav Magá. Imi, antes de seu falecimento, não nomeou sucessor.. A graduação mais alta dada por Imi em vida foi a de 8ºDan e apenas a 2 alunos, Eli Avikzar (já falecido) e Haim Gidon, actual Presidente da Israeli Krav Maga Association em Israel, conforme provas documentais e em vídeo disponíveis no website da IKMA (www.kravmagaisraeli.com)

Existe também o sistema de graduações utilizado pela IKMF-Portugal(representante da International Krav Maga Federation sediada em Israel e com o maior número de sucursais pelo mundo inteiro). O responsável mundial é Eyal Yanilov, aluno directo e dos mais graduados de Imi, co-autor do único manual de Krav Maga publicado pelo Fundador do sistema, Imi Lichtenfeld. As graduações dividem-se por níveis:

P-1 a P-5

G-1 a G-5

Expert( equivale ao cinto negro ) E-1 a E-5

Master ( 3 níveis de Master )

Organizações a abordar esta Arte Marcial em Portugal:

* Israeli Krav Maga - Portugal - Nomeada Representante Oficial em Portugal da Israeli Krav Maga Association, Organização original do Krav Maga, criada em 1978 por Imi Lichtenfeld, e da qual fazem ou fizeram parte os líders das maiores Instituições de Krav Maga Mundiais (IKMF, FEKM, KMF, FSAKM, etc), sendo também a única comprovada e oficialmente reconhecida pelo Estado de Israel como Entidade dedicada ao ensino e formação de Krav Maga [1]. Dirigida pelo Instrutor Vitor Martins, primeiro Português a obter formação e certificação como Instrutor de Krav Maga em Israel, nomeado por Haim Gidon como representante do Israeli Krav Maga e da IKMA para Portugal[2]. Documentação disponível para consulta em www.ikmportugal.com

* Federação Portuguesa de Krav Maga, representante da Federação Europeia de Krav Maga, dirigida pelo Instrutor Paulo Pereira[3], nomeado por Richard Douieb como representante Português da FEKM[4].

* IKMF - Portugal - Representante Oficial em Portugal da International Krav Maga Federation - IKMF sediada em Netanya(Israel) e reconhecida pelo governo de Israel[5]. Liderado pelo primeiro instrutor de Krav Maga em Portugal, Pablo Balbi Caruso, esta instituição possui Instrutores formados pela IKMF-Israel na àrea cívil, e os primeiros Instrutores Portugueses da IKMF formados em Israel nas àreas Militar e Policial (tendo formação com operacionais no activo e instrutores com experiência no mundo inteiro)

Etimologia
O nome em hebraico é normalmente traduzido para "combate próximo". A palavra magá (מגע) significa "toque" ou "contato". A palavra krav (קרב) significa "combate" ou "batalha".
Organizações GovernAlém de diversos civis ao redor do mundo, várias organizações governamentais utilizam o Krav Magá, dentre elas:

* Academia da Força Aérea (Portugal)
* Comando de Operações Táticas/Polícia Federal (Brasil)
* FBI (EUA)
* Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (EUA)
* CIA (EUA)
* Guarda Costeira dos Estados Unidos da América (EUA)
* SWAT (EUA)
* GIGN (França)
* BOPE - Batalhão de Operações Especiais/Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)amentais